quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aulas de Física EJA Ensino Médio 2012


I – FÍSICA


1º Bimestre

 Introdução
           
É a ciência que estuda os fenômenos que ocorrem na natureza.

            1 - NOTAÇÃO CIENTÍFICA

            Para manipular os números, que têm grandes quantidades de zeros, os cientistas utilizam a Notação Científica, fazendo uso da potência de dez.
            A regra é a seguinte:

            “Qualquer número real g pode ser escrito como o produto de um número a, cujo módulo está entre 1 e 10, por outro, que é uma potência de 10, com expoente inteiro   (10n )
g = a. 10         1 £ / a / < 10

Exemplos:

a) 20000 = 2. 104                  b) 5.300.000 = 5,3.106             c) 0,000.000.24 = 2,4.10-7
d) 780 = 7,80.102                  e) 822 = 8,22.102                     f ) 0,00001 = 1,0.10-5

Exercícios:

1 - Coloque os números seguintes em forma de notação científica:

a) 24.500 =                               b) 78000.000 =                         c) 3478000 =                     
d) 0,0005667 =                        e) 0,0085 =

2 - Quais dos números a seguir estão escritos em notação científica?
a) 5,4                 b) 10.105             c) 4.10-6               d) 0,005            

            2 - ORDEM DE GRANDEZA

            A ordem de grandeza é a potência de 10, de expoente inteiro, que mais se aproxima do módulo da medida da grandeza analisada.
10n < / g / < 10n+1
            Para obter a ordem de grandeza de um número devemos, inicialmente escrevê-lo em notação científica.
            Para decidir se a ordem de grandeza é 10n ou 10n+1 , devemos comparar o número a com o valor 5.

/ a / £ 5,5   =   ordem de grandeza 10n
/ a / > 5,5   =   ordem de grandeza 10n+1

Exemplos:

a) 7500 = 7,5.103  = OG = 104+1 = 105               b) 2,5.106 = OG = 106
c) 5,8.104 = OG = 104+1 = 105                             d) 0,00087 = 8,7.10-4 = OG = 10-4+1 = 10-3

Exercícios:

1 - Determine a ordem de grandeza dos números:

a) 0,000.007 =                               b) 4.000.000.000 =                                 c) 1.200.000.000
d) 345000 =                                   e) 68000000 =

2 - Um foguete se deslocou, percorrendo, em média, 40.000 km/h. Qual foi a ordem de grandeza do deslocamento, em quilômetros, realizado pelo foguete durante 9 h?

3 - MEDIDAS DE GRANDEZAS

            Para medir qualquer grandeza precisamos compará-la com outra de mesma espécie, tomada como padrão.
            As unidades padrões de comprimento, massa e tempo, no Sistema Internacional de Unidades ( S.I. ), são:

Sistema Internacional de Medida
Grandeza

Unidade

Símbolo
Comprimento
metro
m
Massa
quilograma
kg
tempo
segundo
s

II – CINEMÁTICA
       É a parte da mecânica que estuda os movimentos sem se referir às causas produtoras.

1 - MÓVEL - é todo corpo em movimento.
2 - TRAJETÓRIA - é o caminho descrito pelo móvel.
3 - POSIÇÃO - é a localização do móvel numa trajetória.
4 - REFERENCIAL - é qualquer corpo que serve como referência, para se definir a posição de um dado corpo.
5 - MOVIMENTO - um corpo está em movimento, quando sua posição varia no espaço, com o decorrer do tempo, relativamente a um dado referencial.
6 - REPOUSO - um corpo está em repouso se sua posição permanece a mesma, no decorrer do tempo, relativamente a um dado referencial.
7 - ESPAÇO - é a diferença algébrica entre duas posições de onde se encontra o móvel. O espaço é indicado pela letra (S).           

8 - DESLOCAMENTO
Se So é o espaço de um móvel num certo instante to e S é o espaço no instante posterior t, chama-se Deslocamento escalar ou simplesmente Deslocamento, a seguinte diferença:
 

A letra grega  D (delta) está indicando variação do espaço S.
Onde:  DS = Deslocamento ou variação de espaço
        So   = Espaço inicial           S    = Espaço final

Exercícios:

1 - Se um carro vai do km120 ao km 270, então seu deslocamento é = ____________

2 - Se um carro vai do km240 ao km 80, então seu deslocamento é = ____________

3 - Se você anda 50m e logo em seguida, retorna 20m pelo mesmo caminho, determine:

a) o deslocamento na ida
b) o deslocamento no retorno
c) o deslocamento total
d) o espaço total percorrido

9 - VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA

            Se So e S são os espaços de um móvel nos instantes to  e t; a velocidade média (cujo o símbolo é Vm) entre to e t é definida por:
                                            e   Dt =t - t
Obs: quando DS > 0 , o movimento é dito progressivo
          quando DS < 0 , o movimento é dito retrógrado

Relação entre as unidades de velocidade.
                   
km/h para m/s >> divide por 3,6
m/s para km/h >> multiplica por 3,6

Exercícios:

1 - Um automóvel passa pelo marco quilométrico 50 no instante em que o relógio marca 7h, e às 11h passa pelo marco quilométrico 210. Determine:
a) o deslocamento nesse intervalo de tempo.

b) a velocidade média no mesmo intervalo de tempo.

2 – Um trem percorre uma distância de 360 km em 5 horas. Determine sua velocidade escalar média em m/s.

3 - Um móvel percorre uma distância de 1200 metros em 4 minutos. Qual sua velocidade escalar média em m/s?

4 - Uma partícula percorre 30 metros com velocidade escalar média de 36 km/h. Em quanto tempo faz este percurso?

5 - Um trem de comprimento 200m gasta 20s para atravessar um túnel de comprimento 400m. Determine a velocidade escalar média do trem.

10 - ACELERAÇÃO ESCALAR MÉDIA

Num movimento variado, seja ( DV = V – Vo ) a variação de velocidade no intervalo de tempo Dt. A aceleração escalar média ( Am ), no intervalo de tempo Dt é por definição:
                                         
       onde   DV = V - Vo
                                              
Exercícios:

1 - O anúncio de um certo tipo de automóvel, menciona que o veículo; partindo do repouso, atinge a velocidade de 108 km/h em 5 segundos. Qual a aceleração escalar média desse automóvel?

2 - Partindo do repouso, um avião percorre a pista e atinge a velocidade de 360 km/h em 25 segundos. Qual o valor da aceleração escalar média no referido intervalo de tempo?

3 - Determine o instante em que um avião partindo do repouso com aceleração escalar de 5 m/s2 , atinge a velocidade de 20 m/s.

4 - Determine o instante em que um carro, partindo do repouso com aceleração escalar de 10 m/s2,  atinge a velocidade de 108 km/h.

5 - Um móvel está com velocidade de 40 m/s, quando se inicia a contagem dos tempos. Sabendo que 5s depois sua velocidade passa a 30 m/s, e supondo o movimento variado, determine a aceleração escalar média do móvel.


2 comentários: